terça-feira, 17 de agosto de 2010

IBOPE: Dilma abre 11%


A candidata do PT à presidência da República, Dilma Rousseff, lidera a corrida presidencial com 43% das intenções de voto, contra 32% do candidato do PSDB, José Serra, segundo pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira (16) pelo Jornal Nacional. A candidata do PV ao Palácio do Planalto, Marina Silva, registra 8%. A margem de erro de é dois pontos percentuais. Encomendada pela Rede Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo, a pesquisa foi realizada entre os dias 12 e 16 de agosto, com 2.506 entrevistados de 174 municípios e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 11 de agosto de 2010, sob o número 23548/2010.

Alguns comentários:
1) Com esta diferença, Dilma venceria no primeiro turno;
2) Marina se mantém com 8%, distinto do que sugere Datafolha (onde ela estaria em 10%), embora esteja dentro da margem de erro;
3) Parece surpreendente esta subida no IBOPE (de 5% para 11% de diferença), o que é similar à diferença apontada nas últimas pesquisas Datafolha (o que redime o instituto da Folha). Não há nenhum fato político que teria alimentado esta subida, o que me faz pensar que a) a confusão interna na campanha serrista já estaria impactando a sua campanha; b) começa a surgir uma "onda" pró-Dilma, via popularidade lulista. Se a diferença realmente aumentou desta maneira, a alternativa A poderia ser revertida, mas a B dificilmente.

Nenhum comentário: