domingo, 26 de setembro de 2010

Acabou


Os dados do Vox Populi (ver nota abaixo) dão o tiro de morte na possibilidade de segundo turno. Serra teria que retirar mais de 1,5 milhão de votos por dia de Dilma. O número de indecisos começa a diminuir, o que é mais que normal, mas a intenção de voto em Dilma continua estável.
Na quarta-feira três institutos de pesquisa divulgarão os resultados da investigação captada no início desta semana. Será o momento da "boca do jacaré fechar", como dizia jocosamente Leonel Brizola. O Datafolha, não tenho dúvidas, teve sua reputação maculada nesta eleição. Revelou uma metodologia frágil e teve que corrigir seus dados por duas vezes. Possivelmente fará o mesmo na quarta-feira. Nenhum instituto de pesquisa acusou diminuição de diferença entre Dilma e Serra acima da margem de erro como o fez o Datafolha. Nesta briga particular, o Vox Populi ganhou a briga deste ano. Basta ler as citações a respeito das opiniões de Marcos Coimbra e compará-las com Paulinho (do Datafolha) e Montenegro (do Ibope). Coimbra foi incisivo e constante. Os outros dois tiveram que se explicar o tempo todo e Montenegro virou motivo de chacota nacional.
Seria mesmo difícil acreditar que a campanha de Serra empolgaria no final da campanha ou que Marina cresceria acima de 15%. Não há motivo plausível para tal reviravolta. E o arco de alianças montada por Lula é muito sólida, com inserção no território nacional. Esta capilaridade é que garantiu o crescimento e estabilidade no topo da candidata lulista.

Nenhum comentário: