quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Eleição embota a inteligência?


O processo eleitoral brasileiro já foi mais inteligente.
Lula provoca a grande imprensa do nada. Até as formigas sabem que as possibilidades de Dilma vencer as eleições em primeiro turno são imensas. Mas ele provoca. Pode até ser um recurso diversionismo para rebater as críticas que envolvem a Casa Civil. Um argumento novo contra um argumento novo. Pode até ser. Mas joga gasolina na fogueira.
A grande imprensa, por sua vez, cai em todas provocações. E de maneira infantil. Para combater a crítica que teria se tornado um partido (o que não é verdade) reage como se fosse. Uma bobagem. Cria mesa redonda para comparar com Chávez, mesmo convidando debatedores que não se alinham a este argumento.
Os candidatos por sua vez me deixam constrangido. Aqui no Paraná, o jornal Gazeta do Povo organizou sabatinas com os dois candidatos mais cotados ao governo estadual. Beto Richa (PSDB) acusou, na edição de ontem, Osmar Dias (PDT) de ser traidor. Hoje foi a vez de Osmar Dias. Qual foi seu contra-argumento? Que o traidor é Richa. Ficamos todos desviando o olhar para esconder a vergonha.
Que dureza! E nem com Dreher!

Nenhum comentário: