sexta-feira, 22 de outubro de 2010

O que faremos com o Pré-Sal?


Estou ouvindo muitos analistas preocupados com o impacto do Pré-Sal na economia do país. Hoje, a economia da área petrolífera envolve 4% do PIB. Em 10 anos, projeta-se que a área salte para 13% do PIB. Aí que começa o problema. O país estaria preparado para esta injeção de recursos? Alguns temem uma sana no uso político dos recursos. Temem que o país não estaria organizado socialmente para controlar este volume de recursos.

3 comentários:

Ligando as avenidas disse...

E vc, Rudá, o que pensa sobre essa questão? É possível um bom uso do pré-sal? Quais seriam as prioridades?O que deveria ser evitado?

Um abraço,

Emanuel Marra

Rudá Ricci disse...

Emanuel,
Sigo a sugestão do professor Fábio Konder Comparato: criarmos um órgão semi-independente, como é o Banco Central, para a área de planejamento estratégico do país. Com ampla participação deliberativa da sociedade civil. Com isto, criamos políticas de Estado e não de governo ou partido.

Ligando as avenidas disse...

Rudá,

gosto da idéia e desde já é hora da sociedade civil envolver-se. Não sei quais seriam os meios de se articular alguma coisa, mas de pronto manifesto meu interesse e apoio a algum movimento em prol dos interesses sociais. Acho que devemos imaginar alguma coisa como o desenho organizacional da empresa que gerenciará o pré-sal (será mesmo a Petrosal?). É importante também alguma preocupação com o critério de nomeação dos cargos de confiança. Por fim, o mais importante no meu entender, um agenda para o Brasil a partir das riquezas do petróleo. Agenda essa referendada no PPA, nosso instrumento de planejamento estratégico de médio prazo, que será elaborado ano que vem.
Enfim, essas são apenas algumas pequenas idéias iniciais.

Um abraço,

Emanuel Marra