domingo, 13 de fevereiro de 2011

Interior mineiro abandonado pelos bancos


328 municípios mineiros (38% do total) não possuem agências bancárias. MG é o campeão de abandono da região sudeste (ES e RJ têm todos seus municípios atedidos e somente 7,5% dos municípios paulistas vivem o mesmo abandono que mais de um terço das cidades mineiras).
Tempos atrás, a União Européia criou o conceito de áreas desfavorecidas para identificar regiões que não possuíam atrativos para investimentos estatais ou privados. Idenficava regiões que não possuíam mão-de-obra qualificada, ficavam distantes de grandes centros de consumo, não tinham atrativos fiscais ou de exploração da natureza. A solução era ação enérgica do Estado, alterando esta realidade.
Mas Minas vive a ausência de ação enérgica do governo estadual no que tange á orientação do mercado. Desde o governo Itamar. Os dados oficiais são claros e apontam nesta direção. Lembremos que municípios pequenos são a grande maioria no Estado. Somente 75 dos 853 municípios possuem mais de 40 mil habitantes, ou seja, pouco mais de 8%. Mais: 79% dos municípios mineiros possuem menos de 20 mil habitanes (42% possuem menos de 10 mil habitantes, segundo os dados do IBGE do ano passado).
Sem o Estado, sem repasse do FPM e convênios com secretárias de Estado e ministérios, simplesmente desaparecem. Daí o abandono pelo sistema bancário.

Nenhum comentário: