quinta-feira, 28 de abril de 2011

Esgotado é pouco


Ontem falei no 22o Fórum da Undime de MG. Sensacional. Não conseguia descer do palco, o que me emocionou muito. Uma fila de pessoas que queriam falar comigo e tirar fotos ocupava os degraus.
Hoje, falei no encontro das mulheres parlamentares de Santa Catarina. Outro momento daqueles que a gente leva na memória. Deputadas, vereadoras e prefeitas engajadas de todos os partidos. Falei de um possível modo feminino de fazer política. Fui contestado por uma vereadora petista que corretamente me alertou para certo idealismo de minha parte. Ela tinha razão. Não há porque vaticinar o que a mulher na política deve fazer. Mas tenho esperanças delas alterarem nosso modo masculino de atacar tudo e todos, transformando a política num jogo infantil em que os mocinhos devem ganhar dos bandidos com tiros a esmo. Conversamos sobre os dilemas e possibilidades do governo Dilma, da necessidade de criar observatórios sobre a condição da mulher, de criarmos conselhos dos direitos da mulheres nas Câmaras Municipais e... da crise de autonomia orçamentária dos municípios brasileiros.
Estou esgotado, mas com aquela sensação de ter participado de discussões importantes.
Amanhã, converso com a equipe da educação fiscal do Estado de Santa Catarina e em seguida vou para o oeste de São Paulo, onde me reúno com alguns prefeitos, como o Milton, de Presidente Prudente.

Nenhum comentário: