quinta-feira, 14 de abril de 2011

Sobre a proposta de FHC, Dilma e o Lulismo


Entrevista que concedi para o jornal Tribuna do Planalto de Goiás:

O artigo escrito pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso sobre seu partido e sobre a oposição, causou polêmica principalmente quando ele defende que a oposição deve focar seus projetos na classe média. Esse já era um movimento também do DEM. O senhor acredita que essa nova classe média que surge com o governo Lula está aberta para uma mudança, que o PSDB poderia representar?

R: A classe C e a religiosidade são os dois principais fatores de formação de opinião política no Brasil atual. O que não significa que dure por muito tempo. Isto porque estamos vivendo um processo muito recente de mobilidade social ascendente (fenômeno da primeira década deste século XXI). Ora, se contamos uma geração a cada 25 anos, estamos vivenciando, possivelmente, o início da formação de uma geração que é filha dos emergentes de classe média e que possivelmente terão hábitos de classe média tradicional. De qualquer maneira, a Classe C forma opinião e é perceptível em vários estudos de comportamento eleitoral do país. Eles rompem com história secular de pobreza de sua família, são ressentidos, muito conservadores (porque querem abandonar o passado o mais rapidamente possível e assumir o padrão classe média), querem se inserir pelo consumo (e não pelo direito ou política) e são cínicos politicamente (o que significa que não acreditam em representantes). Resta saber se o PSDB tem condições de atrair este segmento. Temo que não. É um partido por demais elitizado.

O senhor considera que a nova classe C é conservadora. Em que sentido? Dessa forma estariam mais abertas para eleger um governo de direita?
R: Não necessariamente, já que não têm filiação ideológica. Eles possuem valores conservadores: contra aborto, contra discriminação da maconha, contra casamento gay, contra qualquer mudança relacionada à ordem. Eles querem conservar a situação que os ascendeu socialmente. Como sempre foram pobres, desconfiam de toda institucionalidade pública vigente, não lêem (a maior fonte de informação é o Jornal Nacional da rede Globo) e só acreditam em sua família (apontada por 83% deles como único segmento social que confiam). Formam um segmento que valoriza o círculo social mais íntimo, mais próximo e se ressentem das frustrações de sua vida passada. Mas nada que os identifiquem com elites ou segmentos sociais mais abastados. Neste sentido, Lula foi a expressão pública mais acabada deste segmento. Daí sua popularidade.

O PSDB conseguirá se unir e lançar um candidato competitivo em 2014? Aécio neves é o novo nome dos tucanos? Terá forças para se destacar, ou os paulistas devem bancar um nome?
R: A única chance palpável atualmente do PSDB é Aécio Neves. Não há qualquer outra liderança com alguma legitimidade nacional e a oposição vive sue pior momento no pós-regime militar. Está em frangalhos e em disputas fratricidas. O problema é que Aécio vive sérios problemas. Não consegue entrar no nordeste e não tem inserção nas classes menos abastadas, incluindo a Classe C. No seu Estado, vive uma guerra entre dois grupos do PSDB, liderados, respectivamente, por Nárcio Rodrigues e Danilo de Castro. A imprensa mineira começa a fazer denúncias graves (o que não existiu nos 8 anos de governo Aécio), envolvendo gastos abaixo do exigido constitucionalmente na área da educação (governo Anastasia em 2010), indicação do ex-deputado que construiu um castelo no sul de Minas para ser diretor de uma empresa de capital misto na área financeira, problemas estruturais (como rachaduras) no Centro Administrativo construído por Aécio (que custou 1,7 bilhões de reais), o funcionalismo público estadual declarou estado de greve. Enfim, a vida de Aécio não está fácil neste primeiro semestre de 2011. Mas muita água ainda vai rolar por baixo da ponte. O fato é que o lulismo continua diminuindo os espaços da oposição.

O que falta à oposição brasileira? O que se precebe, e essa é uma auto crítica dos próprios oposicionistas, de que eles não conseguiram se posicionar. Faltam argumentos a eles? Ou eles estão batendo nos assuntos errados?
R: A oposição, em primeiro lugar, não soube ser oposição. São todos elitistas, formados por ícones, por notáveis. O que inclui, também, o PSOL e PSTU, e não apenas o DEM, PPS e PSDB. Ficaram nos anos 1990, tanto na agenda, como na leitura social do país. A agenda é a do Estado Mínimo e do choque de gestão que tecnicamente se apóia na proposta da Nova Gestão Pública (no Brasil ficou cunhada de Estado Gerencial) do Reino Unido. Ora, com a crise internacional aberta em 2008, esta leitura caiu por terra. Hoje, é o Estado forte orientador, de tipo neokeynesiano, que voltou à tona. E com a profunda ascensão social brasileira, com a pujança do nordeste, a base eleitoral do PSDB diminuiu sua força. O modelo de formadores de opinião, fundada na classe média tradicional, se alterou profundamente. Enfim, existe uma crise de base eleitoral e plataforma política que as oposições não conseguem superar. A tentativa de FHC vai neste sentido.

O surgimento do PSD pode ser uma consequência da fragilidade da oposição no momento? O que leva um político do DEM a formar um partido para gravitar em trono do governo federal?
R: O que leva Kassab, ex-democratas e ex-tucanos a formarem este partido é a necessidade urgente de se tornarem base governamental. O DEM míngua a olhos vistos. Prefeitos e governadores de Estados com pouca capacidade de investimento dependem de convênios e recursos federais. O orçamento público está muito concentrado no governo federal, ao redor de 60%. Com a entrada de recursos do Pré-Sal, a concentração orçamentária vai se acentuar. Nenhum prefeito consegue governar sem convênios com ministérios e Caixa Econômica Federal. Enfim, prefeitos estão se tornando gestores de programas federais. Os municípios perdem autonomia aceleradamente. Num cenário como este e com a crise de identidade das oposições, o caminho de Kassab parece o mais viável. É uma fuga para o futuro.

Que avaliação o senhor faz do governo de Dilma Rousseff? Ela é descendente do lulismo, mas deve continuar a seguí-lo?
R: Dilma tem a sorte de Lula e a racionalidade de FHC. É um personagem híbrido, gestor, pouco carismático, que tem dificuldades em assumir um papel de liderança pública. Mas faz parte do projeto lulista. E tem personalidade forte. Começou com uma agenda econômica muito negativa: aumento da taxa Selic, corte de 50 bilhões de reais do orçamento (afetando prefeitos e parlamentares), impediu aumento significativo do salário mínimo (pedra de toque da ascensão social na Era Lula). Mesmo assim, como foi adotada pela grande imprensa, como a oposição está em frangalhos e como o governo federal pulverizou verbas publicitárias para o interior do país, seus índices de aprovação foram ás alturas. Dilma não é uma figura popular. Mas o Brasil quer crer que é.

Que diferenças pontuais há entre Dilma e Lula? Ou não existem diferenças?
R: As diferenças são profundas. Dilma fala o discurso dos antigos formadores de opinião: a classe média tradicional. Tem este estilo anódino, reto, duro, formal, técnico, focado no resultado. A grande imprensa adora porque também fala para a classe média tradicional. Já Lula fala para a nova classe média, para os pobres que hoje são classe média baixa. Há uma evidente empatia e Lula soube falar a partir das referências culturais desta classe emergente: futebol, ironias e gracejos, valores familiares (sempre que podia aparecia com sua esposa e chegou a dizer que era contra o aborto, mas que tinha que ser gestor e estadista e pensar em saúde pública). Temo que Dilma, por sua formação como gerente de ações e programas, não consiga fazer a leitura do país novo que emerge e, principalmente, que não consiga assumir papel de liderança numa eventualidade de crise.

Qual a avaliação do senhor sobre os movimenos sociais nesses quase 10 anos de governo do PT? Eles perderam sua força porque foram para o governo? Mas ao mesmo o senhor não acha que eles têm mais força ou são mais respeitados pelo atual governo do que eram pelo governo FHC?
R: Parte significativa dos movimentos sociais se partidarizou e nem é mais movimento social. Se transformaram em organizações, com lógica própria, particular, privada, disputando recursos para se manter. Grande parte é financiada pelo Estado, por governos de todas cores ideológicas. Prestam serviços terceirizados, com competência técnica, em assistência às famílias, à crianças e adolescentes, na área de saúde e educação. Oferecem cursos e oficinas para escolas em tempo integral. E perderam o projeto político-ideológico. Há quem ainda faça discurso da transformação e mobilize socialmente, mas perde rapidamente seu apelo popular e até mesmo sua base social. Este é o caso do MST, que percebe que o fim da pobreza rural (segundo a FGV-RJ, a ascensão social é mais forte no campo) diminui sua base de arregimentação para ocupações. Para que uma família se arriscará a enfrentar um pelotão de choque se pode acessar o bolsa-família ou conquistar um emprego urbano? Finalmente, você me pergunta sobre respeito. Sim, há identidade de trajetórias entre o lulismo e estas organizações. Mas aprendi que em política só há acordo entre quem tem força. E estou afirmando que os antigos movimentos sociais perderam muita força política e são financiados pelo Estado. O fato é que o Brasil se fechou politicamente. Não há, hoje, espaço para um oposicionista ao lulismo. Por isto, a oposição se tornou discursiva. Perdeu o protagonismo da ação.

3 comentários:

Valéria Borborema disse...

Rudá, parabéns pela sua análise. Deus não permite que essa água que ainda há de rolar por baixa da ponte fortaleça Aécio Neves. O Brasil não merece isso. Um retrocesso sem igual. Mais uma vez, parabéns. É sempre um bálsamo ler análises sóbrias, o que, diga-se de passagem, é cada vez mais difícil nessa grande imprensa fajuta brasileira.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Muito bom o tua entrevista. Sensata e realista. Coloquei ali no meu depósito parte dela.

Ricardo Tadeu Sá Teles disse...

Muita realista sua análise, porém nada esperançosa. O governo Lula errou em ter largado mão da ideologia para governar? Não imprimiu nas políticas de governo o paradigma que norteou o projeto de poder do PT? Ajudou a criar uma classe de consumidores no lugar de cidadãos? Aonde esse eleitorado vai se abrigar quando o candidato progressista for acusado de maconheiro, abortista, ateu, etc?
Concordo com sua análise e temo que nosso Brasil acabe guinando radicalmente à direita, assim que ela tiver um nome forte. Tenho a impressão de que há um mix de homofobia, racismo, regionalismo, brutalidade, inrrustido no povo brasileiro que aflora toda vez que a tensão aparece. Somos um povo conservador, cordial (movido a emoção), corrupto por vezes. Bem, quem melhor expressa essa característica se não à direita? A eles só falta um nome...