domingo, 15 de maio de 2011

Palocci: a riqueza de um leão


A matéria da Folha de São Paulo de hoje levanta várias possibilidades de análise. A primeira é que há nítido crescimento do papel de Palocci no governo federal. Da cota de Lula, já se movimenta da área política (Casa Civil) para a área econômica, terreno que lhe interessa de fato. O que significa queda de Mantega ou diminuição do seu poder direto sobre os rumos da economia. O que se fala nos corredores é que Mantega terá que reorganizar a economia já que ele foi um dos patrocionadores da oferta de crédito que empurrou a inflação. Entregar o ministério para uma outra pessoa neste momento seria jogar uma batata quente cozida por outro.
A outra possibilidade de análise é o papel das consultorias que envolvem ex-ministros. A revista Piauí noticiou, naquela famosa entrevista com José Dirceu, que o ex-ministro da Casa Civil receberia 150 mil reais mensais em consultorias. Dirceu teria assumido consultoria para o homem mais rico do mundo, o mexicano Carlos Slim.
Já Palocci decidiu não informar quem foram seus clientes. Mas o silêncio é uma faca de dois gumes em política. Lembremos que o ministro foi acusado pelo ex-secretário Rogério Buratti de ter recebido propina da Leão Leão.
Enfim, como diria Shakespeare: "Como é belo ver a astúcia vencer a própria astúcia!"

Nenhum comentário: