terça-feira, 19 de julho de 2011

Agronegócio, o negócio da China

As exportações do agronegócio brasileiro atingiram, no primeiro semestre, a cifra de 43 bilhões de dólares, 23% a mais que o primeiro semestre do ano passado. O problema é que as importações do setor também aumentaram (43%). Os produtos mais exportados foram: trigo, café e complexo de soja. Carnes tiveram excelente performance, assim como chá e especiarias. A Ásia é o destino de 13% de nossas exportações do setor, seguida pela União Européia, responsável por 11,8%. A África vem em seguida, com 3,8%.

Lembremos que os novos papéis de captação de recursos privados para o agronegócio cresceu 1235% no último ano. São os CRAs (Certificados de Recebíveis do Agronegócio), que totalizam 337 milhões de reais neste ano.

Apesar de tudo, as lideranças empresariais continuam reclamando. A bola da vez são os portos. “O Agronegócio não cresce mais por causa do setor portuário”, disse o consultor da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Luiz Antônio Fayet. De acordo com Fayet, é necessário que até 2020 seja realizado o investimento de US$ 30 bilhões, para que o setor portuário consiga crescer junto com a produção.

Nenhum comentário: