terça-feira, 16 de agosto de 2011

Dilma tem metade da aprovação da gestão Lula,segundo Sensus/CNT


O governo da presidente Dilma Rousseff (PT) tem 49,2% de aprovação, segundo dados da pesquisa CNT/Sensus divulgados nesta terça-feira. A maior parte dos entrevistados (39,1%) considera que a presidente está fazendo um bom governo e outros 37,1% classificam a gestão de Dilma como regular. A soma dos que acreditam que o governo da presidente é ruim ou péssimo chega a 9,3% do total de pessoas que responderam à entrevista. A maior parte dos entrevistados (70,2%) aprova o desempenho de Dilma à frente do governo, contra 21% de reprovações.
Dilma tem praticamente metade da aprovação de seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva, que deixou o governo no ano passado com avaliação positiva de 83,4%. Ao fim de sua gestão, Lula tinha apenas 2,2% de reprovação.
A expectativa em relação ao governo da presidente caiu em relação a dezembro do ano passado, quando o número de pessoas que acreditava num governo ótimo passou de 27,7% para 13,6%. Os entrevistados que esperam um governo bom e regular aumentaram na comparação com a última pesquisa, feita em dezembro de 2010, passando de 41,5% para 47,7% e de 17,6% para 26,2%, respectivamente. Os entrevistados, no entanto, acreditam que Dilma tem capacidade administrativa para gerir o País (73,2%) e habilidade política (69,6%).
A maioria das pessoas que respondeu à pesquisa (45,4%) considera o governo Dilma pior que a gestão Lula e outros 38,1% acham que os dois governos são iguais. Apenas 11,5% acham que a gestão Dilma é melhor que a do ex-presidente Lula.
Uma grande parcela dos entrevistados (32,1%) respondeu que não tem acompanhado ou não ouviu falar dos recentes escândalos de pagamento de propina e superfaturamento de obras no Ministério dos Transportes, que derrubou o ex-ministro Alfredo Nascimento e diretores do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit). A maior parte (65,7%) respondeu que tem acompanhado a questão ou pelo menos ouviu falar. Dos que têm conhecimento sobre as denúncias e sobre o noticiário que tem saído a respeito do tema, 79,2% dos entrevistados aprovam as medidas adotadas pela presidente Dilma para solucionar o problema. Quase 70% dos entrevistados afirmaram que o episódio afeta a imagem de Dilma. Mas apenas 25,7% dos pesquisados acreditam que a crise no ministério acabou. Para 66,3% da população, a situaçaõ ainda não foi solucionada.

Nenhum comentário: