quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Rede social destinada à avaliação da gestão pública


Uma rede social destinada à avaliação dos serviços públicos. Essa é a ideia do “Myfuncity-Cidades Sustentáveis”. E o Brasil será o primeiro país do mundo a testar a plataforma. Depois, o Myfuncity deverá ser lançado também nos Estados Unidos e na Europa. A ideia é que os usuários, assim como fazem em outras redes sociais como o Facebook ou o Twitter, entrem no Myfuncity e postem avaliações sobre suas impressões com serviços públicos, como transportes, saúde ou educação. Qualquer cidadão já pode ter acesso à rede social no endereço myfuncity.org. “Em todos os países, a ferramenta conta com o apoio do Facebook”, afirma Mauro Motoryn presidente do Myfuncity e um dos idealizadores da rede social. A plataforma possibilitará gestão pública por meio da tecnologia digital das redes sociais, permitindo que os cidadãos avaliem a qualidade das cidades a partir de 12 indicadores relacionados ao trânsito, segurança, meio ambiente, bem-estar, saúde e educação. Cada um dos indicadores do Myfuncity será classificado pelo usuário numa escala de 0 a 10. Um banco de dados abrigará essas opiniões, com um mapa preciso sobre a satisfação da população quanto aos serviços públicos que uma determinada cidade ou região oferece.
O usuário do Myfuncity poderá avaliar, por meio do Facebook e Orkut, ou nas versões para Iphone e Ipad, baixando gratuitamente pela Apple App Store. No Facebook e no Orkut, o Myfuncity também permitirá interação entre os usuários, possibilitando convidar amigos, enviar mensagens e comentários, curtir e enviar fotos. Também será possível fazer check-ins, opinando sobre as regiões da cidade e, simultaneamente, ter acesso aos dados postados no Facebook, no Orkut e no Twitter. Em um segundo momento, serão disponibilizadas versões para Android, Blackberry e outros smartphones.
Para o presidente do Myfuncity, Mauro Motoryn, as redes sociais ampliam o poder de cada cidadão colaborar com a transformação da sua cidade. “A internet tem um poder transformador para as grandes e pequenas causas, pois conecta milhares de cidadãos que compartilham opiniões e sugestões e que querem contribuir eficazmente para mudar a cidade onde moram”, afirma Motoryn.
Parcerias
No Brasil, o “Myfuncity-Cidades Sustentáveis” já nasce com a parceria estratégica de mais de 700 entidades, por meio da Rede Nossa São Paulo, Rede Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, Cidade Escola Aprendiz, Catraca Livre e Museu da Pessoa. O cidadão poderá conferir as avaliações em um raio de um quilômetro da região em que se encontra através de celulares e poderá conferir as avaliações de qualquer região do mundo na web, ou da região onde se encontra, por meio de um smartphone.

Nenhum comentário: