domingo, 23 de outubro de 2011

A vitória de Cristina

Cristina Kirchner deve obter entre 53% e 57% dos votos depositados nas urnas argentinas neste domingo. Uma vitória esmagadora que revela a fragilidade da oposição ao peronismo (se bem que restam poucos, da direita à esquerda, que não são peronistas na Argentina).
Serão mais de 16 milhões de votos de um total de 29 milhões de eleitores.
Analistas argentinos afirmam que o principal fator é o desempenho econômico.
A Argentina terá um crescimento de 8,3% do PIB neste ano. O Brasil, lembremos, terá algo ao redor de 3% a 3,5%.
Mas não é só. Os gastos sociais do governo federal aumentaram significativamente, tendo à frente - aí vai o modelo lulista - o aumento real do salário mínimo (em 25%), ajudas às famílias pobres (aumento de 23% dos gastos públicos) e o programa Asignación Universal por Hijo. Até o futebol entrou em cena, com "estatização" da transmissão das partidas.
Mas não é só. Cristina conseguiu - assim como Lula - escantear a oposição e reduzir ao máximo seu espaço de movimentação. Fragmentação é a palavra-chave para se compreender o fenômeno. Para tanto, assim como aqui, formou-se uma coalizão heterogênea difícil de governar, mas que facilita em muito nos processos eleitorais, forjada desde 2003. Tudo unido ao redor do peronismo, um título honorífico que sugere um pacto desenvolvimentista com olhar piedoso em relação aos pobres e muito generoso em relação às poderosas estruturas sindicais.
Finalmente, e não menos importante, Cristina atualizou o discurso de Evita. Discurso forte, visual moderno, espírito guerreiro.
A Argentina virou um país chapa branca. Como convém ao peronismo.
O que é a Asignación Universal por Hijo?

Programa federal que beneficia trabalhadores informais, desempregados e trabalhadores domésticos que tenham filhos com menos de 18 anos de idade, mulheres grávidas. Todas mulheres grávidas podem acessar o auxílio a partir da 12a semana de gestação até o nascimento do filho. Envolve 21% dos nascimentos por ano (177 mil casos) com custo de 234 milhões de pesos em 2011.

Nenhum comentário: