quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Lula fica irritado com PT de BH

O ômi se irritou. Lula disse ontem que não entende como os petistas de Belo Horizonte não conseguem se acertar em relação às eleições de 2012. Comparou com o PT de São Paulo que conseguiu fazer acordo com dois senadores (os dois Suplicy) que os afastou da disputa eleitoral municipal.
Com esta declaração, Lula conseguiu:
1) Deixar claro que a disputa não é do PT contra Marcio Lacerda (prefeito do PSB, aliado do lulismo), mas entre facções do PT;
2) Deixou público que não aceita esta briga em público, embora tenha utilizado o mesmo expediente, ou seja, deu um pito publicamente, aumentando o poder de sua fala;
3) Enfraquece o movimento de Roberto Carvalho que ganha contornos mais dramáticos desde as 40 chibatadas em praça pública. Lula, indiretamente, reafirma que deseja o acordo com Lacerda. Imediatamente.

O problema do PT de BH é a transição inacabada. Patrus Ananias caiu no ostracismo mas Fernando Pimentel não consegue ser unanimidade. Assim, a briga é permanente por espaço, embora Pimentel tenha mais bala na agulha e avança - ainda que milimetricamente - a cada processo eleitoral. Será o todo poderoso do partido em breve, mas levará uma fatura cheia de buracos. É um estilo guerrilheiro: ganha uma ou outra batalha, mas sempre fica a dúvida se ganhará a guerra.

Nenhum comentário: