quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Adolescentes são vítimas de adultos

Há um alarme da grande imprensa em relação à violência cometida por adolescentes. Mas a realidade é exatamente o inverso. O Observatório das Favelas, com apoio da UNICEF, estimou que até 2013, 33 adolecentes serão assassinados no Brasil, 13 mortes por dia. O índice de homocídios na adolescência (IHA) elaborado pela UERJ
No ano passado, a ANCED (Associação Nacional de Centros de Defesa da Criança e Adolescência) divulgou levantamento de adolescentes mortos em centros de internação.Regristraram, entre 2007 a 2010, 23 mortos em 8 estados, sendo os campeões Rondônia (9 mortes em três anos) e Rio de Janeiro (4 mortes).
Tudo já parecia alarmante, até que o jornal Hoje em Dia estampa em manchete, nesta quinta-feira, a notícia que nos últimos quatro anos, Minas Gerais registrou 18 adolescentes mortos que estavam sob custódia do Estado, sendo 9 deles encarcerados ilegalmente em presídios mineiros. Em outras palavras, MG se tornou o campeão em casos de adolescentes mortos em centros de internação e cadeias públicas do país.
Por tudo isto, estranho que a grande imprensa e a sociedade brasileira faça alarde sobre o "perigo adolescente", quando a realidade é justamente o contrário: os adolescentes sofrem abusos e são vítimas dos adultos brasileiros.

Nenhum comentário: