quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Kassab, o amigo da onça

Já sei. Mais de 80% dos internautas que acessam este blog nunca ouviram falar no tal amigo da onça. Trata-se de um personagem criado por Péricles Maranhão que começou a ser publicado, como charge, na década de 40 na revista O Cruzeiro. O "amigo" era extremamento irônico e crítico e acabava criando saia justa a todos com quem se relacionava. Pois bem, vejam a nota de Josias de Souza (abaixo). Kassab é ou não um amigo da onça de Serra, PSDB, PT, Lula, Rodrigo Garcia e outros?




Kassab diz que Serra deixará PSDB se for eleito 



Em seus diálogos privados, Gilberto Kassab informa que, se for eleito para a prefeitura de São Paulo, o tucano José Serra vai romper com o PSDB e abandonar os quadros da legenda.
Na versão difundida por Kassab nos subterrâneos, Serra pretende articular a formação de um novo partido. A base dessa legenda seria o PSD. Ao partido presidido por Kassab seriam incorporadas outras agremiações.
Nesses diálogos travados a portas fechadas, Kassab repete algo que disse sob holofotes. Segundo ele, Serra não cogita disputar a Presidência da República em 2014. Planeja dedicar-se à prefeitura.
oOo
Em conversa com o blog, um dos ouvidos que escutaram Kassab juntou as duas pontas da argumentação e concluiu: não faz nexo. Indaga-se: por que Serra iria à nova legenda se não pretendesse ressuscitar o projeto presidencial que o PSDB lhe sonega?
A interlocutores petistas, Kassab adiciona outro dado. Afirma que, em São Paulo, sua aliança é com Serra, não com o PSDB. Diz não ter compromisso, por exemplo, com a reeleição do governador tucano Geraldo Alckmin.
Reitera que, no plano federal, nada muda. O seu PSD continuará atuando no Congresso como força auxiliar do governo Dilma Rousseff. Lamenta que tenha desandado a negociação que o levaria a apoiar Fernando Haddad na capital paulista.
Kassab atribui ao próprio PT o malogro da articulação. Recorda que, antes do Carnaval, aconselhara ao petismo que apressasse o fechamento do acordo. Rememora detalhes das conversas que manteve com Lula e Dilma Rousseff.
Dissera a ambos que, se Serra entrasse no jogo, não teria como se esquivar de apoiá-lo. Achava que, selado o acordo do PSD com o PT em torno da candidatura de Haddad, o amigo tucano não seria candidato hoje. A demora do petismo, diz ele, trouxe Serra à disputa.

Um comentário:

Marco Barbeiro disse...

PSD e PSDB são a mais pura tentativa de aplicação da obra de Giuseppe Tomasi di Lampedusa ( O Leopardo ).
"" Se queremos que tudo continue como esta, é preciso que tudo mude ""