domingo, 5 de fevereiro de 2012

O clima esquenta em Salvador


Vários dirigentes do PSOL postaram notas no twitter nesta tarde sugerindo que o governador Jacques Wagner estaria pronto para desalojar os grevistas da PM que estão acampados na Assembléia Legislativa da Bahia (AL-BA). O que parecia exagero, no final da tarde de hoje começou a ganhar contornos mais realistas. O presidente da AL-BA, deputado Marcelo Nilo, pediu ao comandante das forças de segurança na Bahia que tome providências para desocupação da Casa o mais rápido possível. O apelo foi feito em coletiva por volta das 17h30 deste domingo (5), no Quartel do Exército, localizado na Mouraria, em Salvador. O discurso de Nilo foi rápido e ele não chegou sequer a sentar. Ninguém do Exército comentou qual será a estratégia adotada para retirar os policiais militares grevistas que estão acampados no local há seis dias. Após o comunicado, coronel Judias convocou reunião com outros comandantes da Polícia Federal, Aeronáutica e Força Nacional para avaliar o pedido. Pouco antes das 17h30, dois helicópteros realizaram voos baixos na AL-BA para observar os grevistas. Informações do G1.
Já estão em Salvador 40 homens do Comando de Operações Táticas, a “tropa de elite” da Polícia Federal (PF). Sua missão é executar os mandados de prisão expedidos contra integrantes do movimento grevista da Polícia Militar (PM). Os policiais federais especializados ficarão à disposição do governo do Estado para remoção dos detidos aos presídios federais. Além disso, outros 15 homens do Grupo de Pronta Intervenção da PF na Bahia darão apoio às operações. Militares das Forças Especiais do Exército e da Brigada de Paraquedistas também desembarcaram na Base Aérea de Salvador para reforçar a segurança no estado enquanto durar a paralisação da PM.
Várias escolas particulares adiaram o início das aulas deste ano em função da greve da PM.
A situação é muito tensa, às vésperas do início do carnaval baiano que começaria nesta semana, como já ocorre em Olinda (PE). 

Nenhum comentário: