domingo, 26 de fevereiro de 2012

Patrus chega tarde.... mas chega

A reação tardia, mas forte, de Patrus Ananias pode ser o último suspiro para a manutenção de um espaço mínimo de controle do PT mineiro. Ao menos, à altura de sua biografia. Patrus cometeu, nos últimos aos, vários erros políticos primários e ressurgiu batendo forte (veja matéria do jornal Hoje em Dia, abaixo).
Nos bastidores, afirma-se que Lula está até hoje muito contrariado com a falta de leitura política e agressividade do ex-prefeito e ex-ministro mineiro. Ao retornar à Minas Gerais, errou novamente ao se tornar assessor da Assembléia Legislativa. Errou mais uma vez ao explicitar sua candidatura ao Supremo Tribunal Federal. Erros infantis, de inexperientes, que deixaram órfãos e irritados vários de seus seguidores que me disseram pessoalmente o quanto se sentiam ridicularizados.
Por estas e por outras, minha leitura da reação tardia de Patrus é de um ato simbólico, mais que prático. Mas militância se move por símbolos e emoção, nunca pela razão. Portanto.... aguardemos.



Patrus é contra PSDB na dobradinha para reeleição de Lacerda

Ex-ministro exige vice do PT na chapa socialista e diz que não vai dividir palanque com o senador tucano Aécio Neves


CRISTIANO COUTO
patrus ananias
Patrus: 'Não estarei ao lado dele (Aécio). Estarei ao lado de Pimentel e Lacerda'


Um dia depois de o PSDB entregar uma lista com exigências em troca do apoio à reeleição ao prefeito Marcio Lacerda (PSB), o ex-ministro de Desenvolvimento Social e Combate à Fome Patrus Ananias (PT) declarou pela primeira vez que vai trabalhar contra a inclusão dos tucanos na chapa do socialista, seja na formalidade ou mesmo na informalidade. O ex-ministro foi a principal estrela do encontro da corrente petista “Articulação”, realizado neste sábado (25) em Belo Horizonte.

“Não queremos o PSDB na aliança. Queremos aliança entre o PT e PSB, que são aliados no plano nacional. Nós não queremos e vamos trabalhar contra. Com o PSDB nós temos divergências históricas, profundas, diferenças de projetos de sociedade”, afirmou Patrus.

Político de perfil apaziguador, Patrus abandonou o discurso comedido e fez duras críticas ao senador Aécio Neves e ao governador Antonio Anastasia, ambos do PSDB. Ao lado do então prefeito Fernando Pimentel (PT), Aécio ajudou eleger Lacerda na campanha de 2008. Segundo o ex-ministro, o tucano mineiro, que é pré-candidato à presidência, não gosta de pobres.

“Nós temos diferenças profundas em relação ao ex-governador de Minas Gerais e atual senador Aécio Neves. Eu nunca o vi subindo as periferias, nunca o vi conversando com os pobres, eu nunca o vi privilegiando as políticas públicas sociais”, disparou.

De acordo com Patrus, a principal diferença entre os partidos tem relação com a história de vida dos seus líderes. “Você vê a trajetória por exemplo do ex-governador e do atual governador do Estado. Onde eles estiveram nos tempos mais difíceis da ditadura?”, desafiou.

O ex-ministro declarou ainda que não vai dividir palanque com Aécio. “Não estarei ao lado dele. Estarei ao lado do ex-prefeito Fernando Pimentel e do prefeito Marcio Lacerda”, adiantou.

Patrus disse também que o PT não abre mão de indicar o candidato a vice, mas evitou especular em relação a nomes. “Penso que é uma discussão que o partido tem que fazer. O que considero fundamental é que seja um vice do PT, um vice representativo das melhores tradições e compromissos do partido”, argumentou.

As declarações de Patrus vão colocar Lacerda, que é aliado de primeira hora do PSDB mineiro, em uma sinuca de bico. Na sexta-feira (24), os tucanos reivindicaram publicamente uma participação formal na chapa e ainda a vice.

Pestana dá o troco

O presidente estadual do PSDB, deputado federal Marcus Pestana, deu o troco ao posicionamento do ex-ministro Patrus Ananias (PT). Para ele, Patrus tem se equivocado em seus posicionamentos políticos.

“Em 2006, ele estava ao lado do ex-governador Newton Cardoso. Em 2008, trabalhou contra o Marcio Lacerda. Em 2010, fez uma aliança com o Hélio Costa, um dos políticos mais conservadores de Minas”, alfinetou.

“Essas diferenças programáticas que ele coloca – com todo respeito ao Patrus, que é um homem ético e de bem –, é retórica para demarcar terreno”, argumentou. Pestana afirmou ainda, que tem esperança de que o ex-ministro possa mudar de ideia para o bem da população da capital. 

2 comentários:

bia disse...

NÓS ELEITORES DO PT NÃO QUEREMOS VICE PORCARIA NENHUMA, QUEREMOS PATRUS PREFEITO OU ROGERIO CORREIA, O VICE É QUE PODE TALVEZ SER DO PSB MAS O IDEAL É QUE SEJA DO PMDB, FORA LACERDA AGORA E PARA SEMPRE, ESSE LIXO DE PREFEITO VAI PERDER E VAI PERDER QUEM O APOIAR VAI DANÇAR BONITO PQ FAREMOS CAMPANHA CONTRA DIA E NOITE COM APOIO DE QUEM QUER Q SEJA.

Claudio Ponciano disse...

Todos nós respeitamos o Patruz. Penso que seu comportamento é de um cristão exemplar.O Plinio de Arruda Samapaio, no texto o oficio da Politica disse que Colocar-se em evidência, fazer propaganda pessoal, buscar notoriedade é uma cruz difícil de carregar para quem foi educado na ética da modéstia, da gratuidade. Patruz ao voltar de ministro para assembléia deu exemplo de despego. Por outro lado o pestana tá certo: Quem se aliou ao newton cardoso, Sarney e outros pode aliar-se aos tucanos em BH. Ao não ser por estratégias simplemente eleitorais.