quinta-feira, 22 de março de 2012

Livro sobre João Goulart

Estou lendo a biografia de João Goulart, escrita pelo historiador Jorge Ferreira, professor da UFF-RJ. Logo de início, duas informações que desconhecia:
1) Ele adota como uma de suas referências o conceito historiográfico de "geração", ou seja, a cultura política dominante que embalou a ação social de uma determinada geração, no caso de Goulart, o nacionalismo. Uma derivação, imagino, da escola das mentalidades;
2) O pai de Brizola foi assassinado pelos chimangos (o pai era maragato). A ficha caiu. Pensei que daí vinha o famoso lenço vermelho que Brizola usava e que era utilizado pelos maragatos. Mas aí, comecei a pesquisar e descobri que há muita controvérsia a respeito. Brizola nasceu Ataliba, e não Leonel. Quando foi se matricular num colégio, descobriu que não tinha certidão de nascimento. Teria aproveitado e se registrado como Leonel, em homenagem ao líder maragato Leonel Rocha. Tem gente que afirma que ele nunca foi maragato e o lenço seria homenagem a Prestes ou à Internacional Socialista. De qualquer maneira, fica a memória afetiva e explica muito do seu estilo guerreiro.


Nenhum comentário: