quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Suicídio entre idosos

O suicídio de Walmor Chagas levantou o tema que sempre me perturbou, desde o suicídio de Pedro Nava, aos 80 anos de idade. O artigo de Cláudia Colussi (publicado na Folha) matou a  pau. Vou reproduzir alguns excertos do artigo de Cláudia:

Estima-se que cerca de 9.000 pessoas se suicidam por ano - o que dá uma média de 24 casos por dia. A taxa, que mede o número de mortes a cada 100 mil habitantes, é de 4,5, bem inferior a países como Japão e EUA (34,1 e 10,4, respectivamente).
Mas o Brasil esconde variações significativas. Entre as mulheres, a taxa oficial é de 1,9. Já entre os homens é de 7,1. Entre idosos acima de 75 anos, o índice passa dos 15.

PESQUISA FIOCRUZ

Dos 50 municípios brasileiros com os índices mais elevados de mortes, 90% estão no Sul. 
Outra constatação foi que 51% dos suicídios de idosos ocorrem em casa. 
Outro ponto da pesquisa que chama a atenção: 67% dos idosos que cometeram suicídio estavam em atendimento em serviços de atenção primária nos últimos 30 dias de vida e até meia semana antes de cometerem o ato.  
Os pesquisadores também constataram que famílias, parentes e amigos muitas vezes não levam a sério as intenções de suicídio, mesmo quando explicitadas verbalmente. E, no caso dos idosos, elas podem ser mais rapidamente colocadas em prática do que entre os mais jovens.

ARTIGO ASSINADO POR LIANA PINTO, SIMONE DE ASSIS E THIAGO DE OLIVEIRA PIRES SOBRE SUICÍDIO EM PESSOAS ACIMA DE 60 ANOS NO BRASIL ENTRE 1996 E 2007 PODE SER ACESSADO AQUI

Nenhum comentário: