terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Fundação João Pinheiro envia mensagem sobre minha observação sobre o "Pibinho Mineiro"


Recebi mensagem da Fundação João Pinheiro a respeito da postagem que fiz sobre o baixo PIB de MG. Confesso que fiquei satisfeito porque o mais importante para a vida de um blog como o meu é despertar discussões e esclarecimentos sobre políticas públicas, acompanhando de perto as ações de governantes e as possibilidades de desenvolvimento social.
Olivia Bittencourt, da assessoria de comunicação da Fundação, envia a seguinte mensagem:
 
Lendo a postagem de seu blog intitulada “Pibinho mineiro” (30 de janeiro/2013), vimos a necessidade de encaminhar o esclarecimento abaixo. O mesmo texto foi enviado originalmente à Revista Mercado Comum após a veiculação da matéria “IBGE oficializa declínio econômico de Minas”, veiculada na edição de dezembro de 2012:

NOTA COM RELAÇÃO À MATERIA “IBGE OFICIALIZA DECLÍNIO ECONÔMICO DE MINAS”, PUBLICADA PELA REVISTA MERCADO COMUM - EDIÇÃO DEZEMBRO/2012

A Fundação João Pinheiro e seu Centro de Estatística e Informações – CEI solicitam a correção de algumas informações divulgadas na matéria “IBGE oficializa declínio econômico de Minas”, publicada na edição de dezembro de 2012 da revista Mercado Comum, com relação à produção e disseminação das estatísticas sobre Contas Regionais de Minas Gerais.

São princípios fundamentais e inquestionáveis da Fundação João Pinheiro, quando da produção e disseminação de dados e estatísticas, o rigor metodológico, a transparência e a publicidade das informações produzidas. Nesse sentido, a instituição está completamente aberta a observações, críticas fundamentadas e melhorias metodológicas que se façam necessárias.

No entanto, a matéria veiculada na edição de Dezembro de 2012 da Revista Mercado Comum dá a entender que existiria, em Minas Gerais, um sistema de contas regionais e estatísticas oficiais apartado do sistema nacional, o que resultaria, nesta visão, na produção e divulgação de dados, pela Fundação, diferentes dos que são divulgados pelo Sistema Nacional de Contas Nacionais sob a responsabilidade do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Neste episódio específico, a matéria sugere que os dados sobre o PIB de Minas divulgados pela FJP em 2011 estariam, agora, sendo corrigidos pelo IBGE.

Nada mais equivocado, inclusive, demonstrando o completo desconhecimento do autor da reportagem sobre como são produzidas as Contas Regionais, tanto em nível nacional como estadual.

A Fundação João Pinheiro faz parte do Sistema Nacional, assim como os demais órgãos de estatísticas estaduais. Nesse sentido, todas as informações divulgadas tanto por uma instituição integrante deste sistema (no caso, a FJP), como pelo próprio IBGE, contam com o minucioso acompanhamento, apoio metodológico e a validação técnica de ambas as partes. Dessa maneira, como divulgado pela própria revista, as Fontes das tabelas são, sempre, a Fundação João Pinheiro em conjunto com o IBGE.

Além disso, um aspecto que nos honra muito é termos especialistas de Minas Gerais, e especificamente da Fundação João Pinheiro, compondo os Comitês Nacionais de Contas Regionais e Contas Municipais, órgãos responsáveis pelo acompanhamento e melhorias técnicas das Contas Brasileiras.

Registre-se, assim, que os dados do PIB 2010 (cujo cálculo observou aquelas premissas) foram divulgados como preliminares em março de 2011. Sendo preliminares, estavam sujeitos a revisão, o que ocorreu no final de 2012. Em síntese, essas revisões são procedimentos usuais adotados pelo IBGE, dos quais a FJP, tal como os demais órgãos estaduais de estatísticas, tem conhecimento e acompanha, de tal forma que as Contas Regionais e Municipais, de todo o país e seus estados, são consolidadas com uma defasagem de dois anos.

Acrescente-se que o Sistema de Contas Nacionais está passando por um processo de reestruturação com a sua mudança de base de cálculo. Por isso, os dados de 2010 que, a principio, deveriam ser os definitivos, ainda não o são, pois deverão passar por nova revisão, o que pode resultar em novos valores do PIB 2010 e, consequentemente, de sua variação. Estes fatos foram apropriadamente divulgados no final de 2012 pelo website do IBGE e pela própria Fundação João Pinheiro no “Informativo CEI PIB – 2010”.

É importante, assim, deixar claro que as revisões são feitas conjuntamente pela Fundação João Pinheiro e pelo IBGE, visando o aperfeiçoamento técnico dos sistemas de contas Regionais e não podem ser anunciadas como conflitos entre as duas instituições, sugerindo que existe uma estimativa do IBGE e outra da FJP, como colocado pela reportagem.

Os dados que são estimados e difundidos pela Fundação João Pinheiro procuram subsidiar todos os tipos de estudos e pensamentos, sejam eles do governo ou dos diferentes segmentos da sociedade. Porém, não podemos concordar com perspectivas equivocadas sobre como as informações, propriamente ditas, são produzidas.

Nenhum comentário: