terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Palestras nos últimos quatro dias

O blog ficou meio congelado em função do início dos trabalhos deste ano. Estive, nos últimos dias, falando para professores universitários da UNIPAC Teófilo Otoni (sobre tendências da educação no Brasil), prestei consultoria para o SINESP de São Paulo (sindicato de diretores e especialistas das escolas municipais da capital paulista) e abri a Semana de Teologia na Zona Leste de São Paulo.
Para o SINESP, fiz uma exposição sobre as perspectivas do governo Haddad na área educacional (no domingo) e discutimos a criação de um índice sobre práticas antisindicais (tema de duas convenções da OIT, mas que até hoje não se transformou em avaliação sistemática no Brasil, ação que o SINESP pretende iniciar).
Ontem à noite, falei na Igreja São Francisco, em Ermelino Matarazzo, sobre Juventude (tema da Campanha da Fraternidade deste ano). Padre Ticão me pediu para dar um testemunho pessoal. Eu costurei minha trajetória com reflexões sobre a passagem da infância para a adolescência e juventude em tempos atuais. Falei para quase 300 pessoas, a maioria adultos (pais), mas muitos jovens (grande parte da Pastoral da Juventude e outras organizações de jovens católicos) estavam presentes. Foi bem emocionante. Hoje ou amanhã postarei um resumo de minha fala aqui no blog.

Nenhum comentário: