segunda-feira, 15 de abril de 2013

A fala de Lula na Assembléia Legislativa de MG

O Plenário recebeu, aproximadamente, 350 pessoas para a homenagemDo site da ALMG (Dinis Pinheiro, PSDB, é o Presidente da ALMG; Rogério Correia é deputado petista, autor da solicitação desta solenidade):

Lula relembra sua passagem por Minas
O Plenário recebeu, aproximadamente, 350 pessoas para a homenagem - Foto: Alair Vieira


O diploma de cidadão honorário de Minas Gerais foi entregue a Lula por Dinis Pinheiro e Rogério Correia. Sorrindo bastante, Lula ergueu a placa para o público, arrancando uma salva de palmas. Depois, foi a vez do ex-presidente discursar. Lula começou seu pronunciamento lembrando sua passagem por Minas Gerais, em julho de 1979, para apoiar a paralisação dos trabalhadores da construção civil, movimento que ficou nacionalmente conhecido como a “Greve dos Pedreiros”. Sempre com referências ao futebol, como fazia quando era presidente, Lula lembrou que os trabalhadores realizavam suas assembleias no antigo estádio do Atlético, perto da Assembleia, onde hoje é um shopping. A mobilização foi duramente reprimida, resultando na morte de um trabalhador de 24 anos, e representou, segundo Lula, uma virada histórica na mobilização dos trabalhadores, que começou em Minas.
“Se tenho tanto carinho e respeito por Minas é porque os mineiros tem muito carinho e respeito por mim. Entre nós, desde aquela época, criou-se uma profunda identidade, formada no mesmo compromisso de vida com a dignidade e a justiça. Não existe uma única região de Minas que eu não conheça profundamente e admire”, afirmou. Entre as várias referências ao Estado, o ex-presidente citou, por exemplo, Araçuaí (Vale do Jequitinhonha), pratos da culinária mineira e os três principais times de futebol do Estado, além do seu vice-presidente, o mineiro José Alencar, já falecido.
Lula lembrou ainda que a presidente Dilma Rousseff é mineira, fazendo outras referências a personalidades mineiras, muitas já falecidas. Até Pelé foi citado. “Muitos se esquecem de que Pelé é mineiro de Três Corações”, apontou. “Tenho orgulho de ter feito muito por Minas. Tenho certeza de que a presidente Dilma já fez e vai fazer muito mais. Por isso, o título de cidadão mineiro é daquelas homenagens que dão sentido à nossa vida. Mas antes de receber esse título, eu já me sentia em casa em Minas Gerais. Sempre me senti mineiro de alma e de coração”, completou Lula, que ganhou de presente dos deputados estaduais as camisas do Atlético, do Cruzeiro e do América.
Para Dinis Pinheiro, Lula tem papel histórico
Dinis Pinheiro parabenizou Lula pela homenagem e lembrou que ele é figura central no grande processo de transformação histórica que o Brasil vem sofrendo desde o século XX. “Lula foi o primeiro operário eleito para a Presidência da República e agora é nosso conterrâneo. Ele é personagem da grande virada democrática que teve vez na América do Sul, fruto de muitas lutas que sacrificaram toda uma nova geração política. Nesse mesmo contexto, Dilma Rousseff foi a primeira mulher eleita presidente do País”, apontou o presidente, citando ainda outras personalidades políticas mundiais, como o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela.
Antes do início da solenidade, cerca de 600 pessoas se aglomeraram fora da ALMG - entre integrantes de movimentos sociais, sindicatos, partidos políticos, admiradores do ex-presidente ou simplesmente curiosos - para recepcionar Lula, que chegou à sede do Legislativo estadual pelo Hall das Bandeiras. Acenando para a multidão, o homenageado seguiu por um tapete vermelho até o Salão Nobre, onde se encontrou com autoridades. Na sequência, Lula seguiu para o Plenário, onde foi recebido por Dinis Pinheiro.
Acompanhando a movimentação da chegada do ex-presidente à Assembleia por um telão, os ocupantes das cadeiras no Plenário entoaram músicas em homenagem a Lula, recepcionado logo depois com muitas palmas. Na abertura da Reunião Especial, músicos da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais executaram o Hino Nacional. Os Dragões da Inconfidência, guarda de honra da Polícia Militar, também participaram da cerimônia.

Nenhum comentário: