quinta-feira, 2 de maio de 2013

Análise de Conjuntura

Fiz análise de conjuntura internacional e nacional, hoje, durante toda a manhã, em Juiz de Fora, durante o X Congresso Nacional da ASSIBGE (sindicato nacional dos técnicos do IBGE).
O debate foi excelente e atravessou o almoço (aliás, o quase almoço, previsto para ocorrer ao meio dia)... quase quatro horas de discussão em alto nível.
Procurei apresentar não um encadeamento de dados e informações, mas uma matriz de análise, a começar pelo cenário internacional. Vou reproduzir os primeiros slides da minha apresentação para motivar a discussão aqui no blog:

Começo com a minha proposição sobre o que denomino de "transição inacabada" no panorama internacional, do thatcherismo à emergência das novas formas de expressão social:



Em seguida, relativizo este slide acima. Não ocorreu, de fato, algo tão linear, embora possamos destacar como tendências de cada período. Na verdade, ocorreram (e ocorrem) fissuras (ou contradições) nos dois grandes períodos, a saber:


E há fissuras nas tendências aparentemente progressistas do momento atual:


Conclui esta primeira parte (apresentei em seguida mapas do poder bélico no mundo, os blocos de poder e a emergência dos BRICS, antes de partir para a análise do cenário nacional) identificando as mudanças no ideário social e nas práticas de mobilização:


Nenhum comentário: