terça-feira, 7 de maio de 2013

Desabafo de migrante paulista em MG


O ACADÊMICO MINEIRO
Já se passaram 20 anos desde que pisei em Belo Horizonte para ficar. Tudo foi sensacional e foi um daqueles tiros no escuro que acerta o alvo. Mas tem algo que permanece me incomodando profundamente: a falta de debate público. Principalmente o acadêmico. Não compreendo os motivos para não discutirmos com pompa e publicidade máxima resultados de pesquisa ou ensaios que rebatem diretamente na nossa vida social e política. Veja o paralelo, neste momento, com os debates que ocorrem em São Paulo sobre lulismo, peemedebismo, precariado, onda conservadora, fruto de livros e ensaios sobre estes temas. No youtube é possível acessar grande parte deles. No Rio de Janeiro, alguns intelectuais produzem leituras críticas sobre esta produção paulista (como o ensaio, comentado aqui e em meu blog, de José Maurício), além de vários eventos que discutem democracia brasileira e concentração orçamentária. E nós, aqui em Minas? Só sabemos discutir a sorte do Galo?

Um comentário:

Fred disse...

Rudá, concordo plenamente com os seus argumentos. Sou mineiro, moro em São Paulo e sempre me incomodou o fato de Minas não participar e também não pautar os importantes debates no Brasil.
O mineiro, na sua timidez, excesso de prudência ou complexo de inferioridade, assiste passivamente às decisões tomadas no eixo Rio-São Paulo.
Sendo o segundo maior colégio eleitoral, não há dúvida que isso poderia ser diferente.
Abraços
Fred