sexta-feira, 31 de maio de 2013

Inverno em Monte Sião

Dá uma olhada nesta foto. É uma estilista colocando um cachecol numa das árvores de Monte Sião, sul de MG, distante 150 km de São Paulo e 100 km de Campinas. Dá para ver uma segunda árvore, com outro tipo de cachecol. Uma boa ideia, não?
Monte Sião produz, juntamente com Jacutinga, outra pequena cidade da região, quase metade da produção de malhas do país, aquelas que estão sendo compradas nos shoppings de bacanas do RJ, SP e BH.
Nestes dias, ocorre a Feira da Malha por lá. Temperatura de 11 a 24 graus. A cidade recebe 25 mil visitantes, dobrando a população local.
Toda vez que passo por lá, fico espantado com a modernidade e bom gosto das vitrinas das lojas. São 1.800 empresas de malhas na cidade. Algumas, possuem mais de uma loja.
Paulista (como eu) fala e se orgulha de Campos do Jordão. Cita o frio e a elegância dos visitantes.
Ainda não entendi o motivo para mineiro não falar de Monte Sião. Não fosse o turismo (aliás, ao lado de Monte Sião está Borda da Mata, que produz pijamas e cortinas), já seria motivo para atenção, já que (como noticiei neste blog), Minas Gerais começa a diversificar a pauta de exportação para a China. E um dos produtos que pode significar a virada econômica é vestuário.

Nenhum comentário: