quarta-feira, 10 de julho de 2013

Como será a manifestação das centrais sindicais em BH?

O Dia Nacional de Lutas, programado para ocorrer amanhã, dia 11, em todo país, já tem programação definida em Belo Horizonte.
Começará com uma concentração às 10h00, na Praça Sete. Em seguida, uma passeata parte para a Praça da Liberdade. Os organizadores esperam envolver 30 mil pessoas.
Das categorias que já decidiram parar destacam-se professores, bancários e eletricitários. Além de BH, Juiz de Fora, Uberlândia e Varginha engrossarão a mobilização de quinta.
Embora esta manifestação seja organizada pelas centrais sindicais, a Assembleia Popular Horizontal (que comandou as mobilizações de junho em BH) também convocam pelo facebook para a concentração na Praça Sete. O alvo da Assembleia é o governo municipal, que demonstra incapacidade para reorganizar sua agenda a partir das demandas apresentadas.
Já o governador Antonio Anastasia anunciou que tratará a pauta recebida pelos organizadores como prioridade de governo. Ontem, o governador recebeu à tarde delegados eleitos na última Assembleia Popular Horizontal (foto desta nota), que lhe entregaram 36 propostas organizadas em 10 temas. O governador se comprometeu a resolver os problemas apontados em relação aos feirantes do Mineirinho e barraqueiros do Mineirão, elaboração de projeto para avaliar a integração tarifária e o passe livre, criação de projeto de lei para criar conselho estadual do transporte e mudança do nome do viaduto José Alencar para Douglas Henrique, o jovem que faleceu na manifestação de 26 de junho ao cair num vão deste viaduto.
Muitas outras propostas serão debatidas em outras reuniões já programadas, como: desmilitarização da PM, criação de conselho de comunicação deliberativo (para regulamentar a mídia mineira), criação do Parque Nacional da Serra da Gandarela, criação do conselho estadual LGBT.
No próximo sábado, às 16h00, uma nova Assembleia ocorrerá embaixo do viaduto Santa Tereza.

Nenhum comentário: