domingo, 6 de outubro de 2013

A preparação para as manifestações de 2014

As articulações entre jovens envolvidos com os Comitês Populares da Copa, articulados na ANCOP (Articulação Nacional dos Comitês) evoluem aceleradamente.
Preparam em várias capitais do país nova jornada "Copa prá Quem?", que culminarão na Copa do Mundo de Futebol do próximo ano.
No final de setembro, 11 comitês se reuniram em Salvador (além de outras entidades, como a Odara, entidade baiana de defesa dos direitos das mulheres negras). A decisão mais importante foi o início da preparação pela ANCOP da campanha nacional contra a FIFA e suas corporações, denunciando os impactos sociais e econômicos da Copa do Mundo de Futebol no Brasil, além de divulgar os favorecimentos à algumas empresas e governos.
Também se criticou o GT Moradia criado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Embora tenha visitado várias cidades que sediarão a Copa (há mais de um ano), o GT não emitiu nenhum parecer público. Em vista desta omissão a ANCOP decidiu se retirar do GT.
Em março do próximo ano ocorrerá em Fortaleza o Encontro dos Povos Atingidos pela Copa do Mundo e suas obras. Dia e hora para planejar todas as ações de rua de 2014.

Nenhum comentário: