sábado, 30 de novembro de 2013

A prática do Stop the City e o Xerife Marcio Lacerda

O prefeito Marcio Lacerda, da sofrida Belo Horizonte, revelou ontem suas palpitações toda vez que gente ocupa as ruas centrais para se manifestar. "Cidadão só nas urnas e brigando com o Galvão Bueno durante transmissão da TV", imagino que pense.
Buscando aumentar o seu grau de informação, decidi postar a matéria abaixo, sobre a prática do Stop The City londrina. Tenho certeza que ele não conhece.

As manifestações Stop The City, 1983-1984

Sucessor: J18 seguido as manifestações Stop The Cidade
Um breve relato das manifestações da cidade em 1983 e 1984, que foram descritas como um "Carnaval contra a guerra, opressão e destruição."
A idéia do "Stop The City" (STC) foi idealizada por três anarquistas de Londres em uma festa no início dos anos oitenta. No mesmo momento em que australianos e norte-americanos pensavam o mesmo. O plano era reunir ativistas pela paz, ecologistas e movimentos anarquistas para atacar a raiz de todos os problemas: o coração das finanças. Levou um tempo para promover a idéia de STC e, em seguida, manter unida a aliança de liberais radicais e anarquistas. O principal problema foi a questão da "violência". Muitos pacifistas estavam preocupados que ao se defenderem dos ataques da polícia e das prisões, edifícios poderiam ser danificadas por ações de "violência (sic) contra a propriedade". 
O susto da Polícia
A polícia estava assustada com a ideia de uma manifestação organizada sem prévia informação, algo raro na Grã-Bretanha moderna. Eles tentaram várias vezes entrar em contato com os organizadores e em uma ocasião dois policiais apareceram numa reunião anarquista em Londres implorando para se reunir com as pessoas. Foram convidados a se retirarem. 
No dia do primeiro STC o telefone de um dos principais organizadores foi "misteriosamente" cortado, e na noite anterior um grande número de policiais invadiu o 'centro de paz "perto do distrito de Islington, Angel, (uma grande concentração anarco-pacifista).
Várias Stop The City foram realizadas em Londres causando perturbações chegando a uma perda estimada de £ 100.000.000. A primeira de STC envolveu 3.000 pessoas e diminuiu para 500 no último, em que a energia e entusiasmo se renderam às prisões e aparato policial. 
Repressão
A repressão apoiada na Lei de Ordem Pública foi a resposta à STC e às atividades, chegando a 1.000 prisões que ocorreram ao longo de um período de 18 meses. Mas em 18 de junho de 1999, o Carnaval contra o Capitalismo (foto acima) manteve muitas semelhanças com o Stop The City.

Nenhum comentário: