sábado, 23 de novembro de 2013

Ecologismo radical: o caso da revista Do or Die

Já escrevi umas tantas vezes neste blog que a pesquisa para produzir o livro "Nas Ruas" (que estará nas livrarias em fevereiro) sobre as manifestações de junho revelaram um mundo que eu desconhecia por completo. Não tinha a menor noção que grande parte dos movimentos ecológicos radicais era anarquista.
Também desconhecia que parte do que ocorreu em junho tinha relação com o chamado dos zapatistas por uma ação global (que envolveu 6 mil pessoas em Chiapas em 1996) e que acabou por criar um forte movimento internacional a partir de uma reunião ocorrida no ano seguinte na Espanha (onde esteve presente o MST).
Uma das descobertas é a revista "Do or Die", de anarquistas ambientalistas radicais da Inglaterra, cujas edições (a revista já não é editada) pode ser acessada na internet. Como foi surpresa para mim, deve ser para toda torcida do Corinthians e até aquela torcida menor, do Flamengo.
Assim, decidi publicar a entrevista dos editores da revista. Ajuda, ainda que superficialmente, a compreendermos uma parte do ideário jovem que esteve nas ruas em junho. Uma parte, destaco.
Reproduzo a entrevista, abaixo. Há uma relação direta com o caso da brasileira recém libertada na Rússia. Fiz uma tradução livre e editei uma ou outra passagem, eliminando detalhes muito específicos e oferecendo uma explicação ao leitor, quando necessário (que estão em colchetes). Espero que os anarquistas não me jurem de morte. Nem os coelhos, pássaros, lobos, linces...

Entrevista com os editores de "Do or Die" 

Esta entrevista foi realizada no final de 2006 para a American Earth First Journal.

1. Descreva o projeto: a sua criação / inspiração ...
Nenhum dos ex-editores atuais estava envolvido no início do projeto. O grupo editorial mudou ao longo do tempo, com algumas pessoas de passagem. Do or Die começou em 1992, como publicação do EF! na Grã-Bretanha [EF é Earth First!, grupo de ambientalistas radicais fundado em 1980 nos EUA]. Se apoiava na perspectiva do anarquismo verde, da ação direta. Neste momento EF! era meio liberal e meio radical. Do or Die foi sempre uma voz do Earth First! Algumas pessoas na EF! não gostavam no começo e ainda tentaram expulsar DoD do EF!
Logo no início DoD era para levar mais notícias e deveria ser mais frequente - a cada três meses ou menos. Ele começou como um zine 24 páginas fotocopiadas à noite no American Express por membros do pessoal (a sede europeia da AMEX é um marco bem conhecido e muito odiado em Brighton). Esta informação pode ser útil para os leitores americanos para apontar como o DoD é diferente da EF! Journal. Tudo foi sempre voluntário - ninguém jamais foi pago para trabalhar para DoD. Também quase tudo publicado é anônimo - sem escritores, fotógrafos ou artistas creditados. Isso às vezes tem causado confusão entre as pessoas que não percebem que DoD foi escrito por muitas pessoas diferentes. Alguns dos artigos no DoD foram escritos por pessoas do coletivo editorial e outros tantos artigos escritos por muita gente. Havia um monte de coisas em DoD que contradiziam muitas outras coisas no DoD. Às vezes, isso foi explícito, como quando tivemos e artigos 'pro' ou 'contra' em algum assunto, como a questão dos centros sociais ou a questão da doença mental no protesto Newbury Bypass [se refere às manifestações ocorridas em 1996 quando da abertura de rodovia nas proximidades de Newbury, município inglês, que derrubaria 10 mil árvores; o protesto envolveu 7 mil pessoas e gerou 800 prisões].
O anonimato é uma questão de princípio e, principalmente, devido à repressão dos conhecidos "líderes" e "personalidades". Parecia sensato evitar um culto da personalidade - não havia uma consciência de como EF! nos EUA tinha se cindido em grupos que giram em torno de personagens carismáticos, como Dave Foreman [fundador do EF!, em 1980] e Judi Bari [ambientalista e sindicalista norte-americana]. Também é preciso de dizer que as pessoas envolvidas com o DoD não eram escritores ou jornalistas. Nós não queremos ser jornalistas. Queríamos dar vozes às pessoas envolvidas nas próprias lutas. Se não pudéssemos convencê-las a escrever para nós, muitas vezes entrevistávamos.
DoD foi produzida pela - e em grande parte destinada a- algumas centenas de pessoas atuando no movimento ecológico do Reino Unido. Embora tivesse uma circulação mais ampla do que isso, foi em grande parte produzida com esse público em mente. Mas, DoD também foi muito apreciada por muitos anarcocomunistas tradicionais.
DoD teve seu momento maior quando teve muitos contribuintes e quando o coletivo editorial era maior. Pessoalmente acho que a edição 8 foi o ponto alto. Havia muito para escrever em 1999. A DoD número 9 foi mais anticapitalista, orientada para o protesto, o que agradou os anarquistas mais tradicionais, mas teve coisas menos eco nele.Isso foi, em parte, um reflexo do que estava acontecendo no momento.
Havia mais de um foco internacional em edições recentes - foi possivelmente devido a um abrandamento da resistência ecológica no Reino Unido - havia menos coisas do dia-a-dia a acontecer do que havia em meados dos anos 90. No entanto, ainda havia um monte de coisas acontecendo. Também o movimento como um todo ganhou uma perspectiva mais internacional e DoD refletiu que as pessoas começaram a olhar para as causas mais amplas do que eles estavam lutando - à globalização e às reuniões de cúpula da elite global, por exemplo.

2. Descreva o seu papel / influência no movimento eco-anarquista do Reino Unido ...
A perspectiva política que a DoD representava era relativamente impopular no início. DoD foi tentando cumprir o mesmo papel que o Live Wild or Die! fez nos Estados Unidos - uma publicação anarquista radical. Com a DoD a perspectiva anarco-verde deixou de ser minoria ao longo da década de 1990, provavelmente devido à própria experiência de resistência ao longo do tempo das pessoas.
A razão talvez porque nossas idéias refletiam a maneira como as coisas estavam indo é que as pessoas envolvidas em fazer DoD tinham sido influenciadas por outras tendências, principalmente libertação animal, ao contrário de outros que tinham vindo a EF!, das organizações ambientalistas mais liberais, como Amigos da Terra.

3. Por quanto tempo a DoD foi editada? Por que pararam de publicar?
DoD foi editada de 1992 a 2003, mais de dez anos. Paramos porque a maioria das pessoas no coletivo editorial não queria fazer mais e queria passar para outras coisas. O projeto exigia muito tempo e abrigava a gente a passar o verão sentado na frente de um computador, em algum porão sem sol. Nós não queríamos, também, entregar o projeto pessoas que teriam feito algo completamente diferente (como ocorreu com a Fifth Estate http://www.fifthestate.org/) e talvez tenha sido melhor terminar. Não paramos de fazer por razões financeiras. Nossa "nota de suicídio" publicada na última edição levou algumas pessoas a supor isso. Também não paramos de produzir a revista por causa da falta de popularidade ou porque achamos que não tínhamos mais nada a dizer. Simplesmente não havia número suficiente de pessoas que realmente queria continuar com ela. Como um ex-membro do coletivo disse: "vamos matá-la enquanto ela está boa". Não sentíamos que não era mais relevante ou não estava servindo a um propósito útil.

4. Quero me concentrar na última edição um pouco. Que tipo de resposta queriam dar com o artigo Down With The Empire? [Ver artigo AQUI ]
Algumas das idéias do artigo foram originalmente divulgadas em um documento de discussão em 1997/98. Mas a primeira aparição ocorreu no ano anterior à edição DoD número 10. A segunda parte do artigo ("As Quatro Tarefas ') foi distribuído como um pequeno panfleto livre (que ficou conhecido como" A Little Grey Livro') no EF! .
Alguns disseram que o texto chegou tarde demais. Provavelmente o autor estava muito ocupado em estar em movimento para ter escrito isto antes. Sentou-se em seguida para formular estratégias. O artigo saiu em um momento em que o movimento estava em recesso. O ponto de partida foi a necessidade de mudar por causa de mudanças demográficas - pessoas ficando mais velhas, tendo filhos, conseguiram emprego, cada vez mais difícil de viver como um viajante.
As reações a ele ao longo dos últimos três anos ou mais têm sido variadas. Havia uma divisão emergente - ou talvez uma divergência - dentro do movimento entre os que priorizavam a luta anticapitalista ou anti-globalização (manifestações de cúpula, nenhuma fronteira nacional) e os que estavam mais para o anarquismo verde para o ângulo primitivista [cita o anarcoprimitivismo, corrente que nega o mundo industrializado, tendo em John Zerzan sua referência maior]. Novas pessoas vieram para o movimento em torno de manifestações de cúpula do final dos anos 90 / início dos 2000 com quem DoD não dialogava ou tinha influência. Várias pessoas têm usado o artigo para justificar o que eles estavam fazendo, escolhendo determinadas partes do texto, de acordo com suas finalidades.
A resposta britânica ao artigo veio logo cedo. Muitas pessoas do movimento leram as primeiras versões do livro 'Little Grey' e no momento em que apareceu no DoD 10 e tornou-se mais amplamente distribuído, muitas pessoas já começaram a agir a partir do seu conteúdo. Uma resposta internacional ao artigo veio cerca de dois anos mais tarde e, em seguida, foram distribuído ao redor do mundo. O artigo foi traduzido para o francês e holandês (onde foi republicada em um jornal e, em seguida, como um livro, com material adicional sobre o movimento ecológico radical holandês). Também foi republicado nos EUA em duas edições separadas, novamente com o material adicionado tornando-o mais relevante para as condições locais. Ainda estamos recebendo traduções e reações. Uma série de projetos foi inspirado unicamente no artigo, tanto no Reino Unido como na Europa. Alguns deles têm sido bem sucedidas e conseguiram preservar pedaços da natureza da destruição. Em um nível mais amplo o artigo reflete o que estava acontecendo, o autor não era a única pessoa que pensava essas coisas.

5. O que você vê ocorrendo no Movimento EF! no presente?
Bem, na primeira parte do artigo Down With The Empire (DWE) é apresentado um bom panorama do que ocorreu até 2002. Bem, o processo de envelhecimento continua: a natureza geracional e cíclica da política radical britânica. Houve também o tipo de divisão que mencionamos acima. Mas ainda há coisas a acontecer. A situação atual se assemelha ao que ocorreu em 1992: antes do movimento anti-estradas decolar e antes que do movimento contra a Lei de Justiça Criminal.
A resistência ecológica teve um auge em meados dos anos 90. Não era óbvio na época que era o auge. Isso só se tornou claro em retrospecto. Assim, a partir da perspectiva das pessoas que viveram isso, a situação agora deve parecer um revés, mas ainda há muita coisa acontecendo. Há pelo menos cinco sites de protesto permanente ativos, tivemos protestos contra o G8 no ano passado, dois anos consecutivos um grande número de pessoas do movimento ecológico radical na Grã-Bretanha envolvido com o deserto na Islândia, centenas de pessoas tentaram desligar a maior estação de energia produzindo CO2 na Grã-Bretanha ... basta verificar na web e você pode ver que há realmente um monte de coisas acontecendo.
Em alguns aspectos, o movimento foi vítima de seu próprio sucesso - nós ganhamos um monte contra a construção de estradas, por exemplo. Eles cortaram o programa de construção de estradas e, então, havia muito menos locais de protesto, mas não por qualquer motivo ruim, mas porque não havia tanta necessidade para eles. Da mesma forma, há alguns anos você pode ter ouvido sobre muitas ações de sabotagem anti-GM [alimentos geneticamente modificados] e você pode não estar ouvindo sobre eles muito mais. Isso pode ser atribuído não ao declínio do movimento, mas ao fato de que nós ganhamos. Só agora falam em tentar alguma coisa nova no próximo ano.
Em meados dos anos 90 o movimento ecológico radical foi realmente o único existente. Em um cenário político moribundo, era a única coisa acontecendo com qualquer vida ou vitalidade. Qualquer outra tendência radical estava em declínio. Por alguns anos, foi a tendência social / política para a qual todo o resto tinha de orientar-se. O movimento ambientalista tradicional teve que se reposicionar em relação a nós, o movimento anarquista tinha que fazer o mesmo; aspectos deste movimento se tornaram moda, música, no rádio e na televisão. Isso é diferente agora. A cena eco radical é agora apenas uma coisa entre muitas ações anticapitalista, social, movimento anti-guerra, etc.
Mas, falar sobre o movimento ecológico radical é uma coisa, falar sobre a Rede EF! é outra. Eles não são a mesma coisa, embora eu acho que o movimento ecológico radical é maior do que a Rede EF! Earth First! Agora existe de novo (depois que a onda veio e se foi) como uma rede de grupos, indivíduos e centros sociais, a maioria dos quais, provavelmente, não se chama Earth First! Mas de uma forma que não é muito diferente do que sempre foi. Há ainda encontros a cada verão, atraindo 200 a 300 pessoas, ocasionalmente Inverno Moots, atraindo menos. Agora há um site Earth First! Action. Há agora menos grupos EF!, a rede em si é menos visível - você poderia dizer que quase não existe, mas existiu em uma forma muito subterrânea invisível para a maioria de sua existência!; Muitas das principiais ações do EF! nunca foram feitas sob esse nome: 18 junho foi organizada pela Rede J18; a terceira batalha de Newbury; o Alerta Road; a Rede Engenharia Genética. Mesmo no auge da resistência ecológica no Reino Unido, Earth First! era muitas vezes uma parte, usando nomes diferentes para ações diferentes.
Um dos motivos de parecer inexistente é a falta de infraestrutura. Praticamente a única coisa que mantém Earth First! existente é o Encontro de Verão. Na verdade, há um monte de coisas acontecendo em um nível local. Quando houve campanhas nacionais, como a anti-estradas (especialmente no auge, quando as pessoas estavam viajando de acampamento em acampamento) ou a campanha genética, houve unidade nacional e mais consciência de que todo mundo estava fazendo, do que nós estávamos fazendo.
Então talvez isso seja um problema com a não-existência de DoD - era uma das coisas que nos dava alguma infraestrutura ou base nacional, um canal de comunicação entre nós e de nós com o resto do mundo.Agora, porém, há uma nova geração que viu as batalhas em Newbury na televisão. Eles foram crescendo e tem lido DoD e DWE porque não houve tanta coisa acontecendo recentemente.

6. Será que precisamos de outra Do or Die? Existe ainda um movimento existente que faria uso de uma publicação de "vozes da resistência ecológica"?
Uma crítica do DoD que foi expressa é que nós produzimos uma enorme revista que encobriu outras publicações independentes. Podemos ver agora que essa crítica é o que sempre suspeitei. DoD morreu há muito tempo e nada surgiu para substituí-lo. Não há realmente nada preenchendo esse nicho. Um monte de coisas acontecendo, como a campanha Islândia, praticamente não-analisados, não registrado.
É difícil dizer qual será a influência do DoD. DoD manterá alguma influência por mais tempo, porque é um livro e, portanto, fica mantido nas prateleiras das pessoas quando forem limpar e jogar fora revistas. Ela sobrevive em bibliotecas e arquivos de zines ou qualquer outra coisa. Para nós, a mudança para um formato de revista foi uma coisa muito boa porque sobrevive mais tempo.
Informações geracionais se perdem. A nossa história subterrânea se perde e as pessoas envelhecem. DoD é referenciada por acadêmicos. O que sobrevive para a posteridade será uma visão da história baseada em grande parte, no que os acadêmicos escrevem. Quantos estavam nos anos 70 e viram as ações dos jovens reescritas e distorcidas por historiadores? DoD vai ser uma das únicas fontes de sobrevivência para as vozes reais das pessoas envolvidas. Devido ao seu formato tem como tornar-se a representação de um período de tempo porque ele sobreviveu melhor do que outras coisas.
Para as pessoas que tentam escrever sobre o movimento ecológico radical nos anos 90, ou cerca de anti-globalização ou o que seja, DoD é um bom material de pesquisa. É muito fácil de encontrar, como a maior parte dela está na web.
Poderíamos ter vendido cerca de 100 vezes mais cópias nos EUA se tivéssemos alguma forma de resolver a distribuição. É que esse é um trabalho burocrático chato que ninguém imaginava fazer.

7. O que você acha da proposta do EF! Journal de alteração do formato, menos frequente e maior, com mais análise, acompanhada por uma 'Ação Update' mais regularmente publicado? Será que esse modelo parece eficaz para a divulgação de notícias e idéias no Reino Unido?
Nós realmente não podemos dar conselhos para os EUA. Mas disse que, do jeito que trabalhamos na combinação da UA e DoD não era ruim, pareceu funcionar muito bem por um tempo. A UA foi sempre escrito de uma forma objetiva pois tinha que manter todos no movimento. Não poderia, obviamente, tomar partido. A ideia de algo que é a voz oficial de um movimento que também toma partido nas discussões em curso é bastante problemático. A UA só reproduz notícias e informações. Além disso, é importante ressaltar que não existiu apenas a UA e DoD. Várias outras publicações saíam e ainda saem e circulam entre ativistas do movimento ecológico radical e mais amplamente entre ativistas das várias vertentes da ação direta, anti-capitalistas e anarquistas. A UA era a única coisa que sempre foi oficialmente EF! e, por isto, não cobria todas opiniões divergentes. Outras publicações cobriam ideias divergentes, como Corporate Watch, DoD, Verde anarquistas e vários outros locais.

8. Qualquer outra coisa que você quer discutir ou mencionar?
Quando publicamos o DWE não percebíamos que, em relação à questão climática, já era muito tarde. Deveria ter havido mais coisas na preparação para a crise que já ocorria. As "Quatro Tarefas" [segunda parte do DWE] do DWE serão afetadas pela mudança climática. As coisas estão acelerando mais do que qualquer pensamento. A análise Hotspots [ver AQUIainda é útil, mas estamos ladeira abaixo. Provavelmente não teremos muito tempo, como imaginávamos quando publicamos DWE. Mas, mesmo assim, a ideia de mudar para Coldspots ainda tem sentido para a destruição do habitat, mas se a Amazônia pegar fogo estaremos em um lugar completamente diferente.
Novas situações ocorreram desde que publicamos DoD 10. Por exemplo, o material que James Lovelock divulgou sobre os efeitos do escurecimento global [ver AQUI- o que nos reduz 10 anos do tempo que imaginávamos ter. A realização crescente da gravidade da crise climática afeta pessoas de diferentes. Algumas pessoas pensam que é tarde demais e desistiram. Outras pessoas são inspiradas a agir, como o Climate Camp [ver AQUI ].
A discussão sobre um possível colapso está se tornando cada vez mais comum (pelo menos aqui no Reino Unido). As pessoas agora estão pensando que viverão a tempo de ver o colapso. Isto não era necessariamente verdade no início dos anos 90. Agora, há menos esperança.

Nenhum comentário: