domingo, 16 de fevereiro de 2014

Depois do Black Bloc.... Reclaim the Streets

A grande imprensa não tem mais a capacidade de investigação que ainda era vista nos anos 1980 e parte dos 1990. Lembro de várias páginas dos jornalões de domingo com matérias especiais. Um mergulho na Serra Pelada ou dias do fotógrafo de campana para flagrar o novo designer de uma empresa automobilística. Os jornalistas especiais tinham espaço garantido.
Hoje, tudo é fast press.
Não dá para aprofundar, obviamente.
A grande imprensa não consegue entender o que é Black Bloc. Um menino chutando uma lata de cerveja vazia já é motivo de alerta. Qualquer camiseta no rosto é sinal do famoso bando de Lampião do Século XXI.
Mas, aí, @s menin@s continuam inventando. Continuam dando trabalho para os jornalistas.
Ontem, adotaram a tática do Reclaim The Streets (RTS). Veja a matéria, abaixo, do jornal Hoje em Dia.
Um movimento inglês (eles, outra vez) que nasceu em 1990, marcado pela ação anti-rodovias. São a favor do transporte público, das caminhadas e pedaladas. E odeiam carro. Sua tática é ocupar a rua em grandes confraternizações.
Ontem, em BH, foi apenas um aperitivo.
Em Londres, o centro da cidade foi diversas vezes fechado por raves ou até plantação de alimentos em parques, jardins e terrenos baldios. Para quem quer conhecer melhor, acesse AQUI


Protesto irônico no Centro de BH para inagurar o Move

Cinthya Oliveira - Hoje em Dia

Samuel Costa/Hoje em Dia
manifestação catraca tarifa zero
Manifestantes do Tarifa Zero ocuparam a plataforma construída na Santos Dumont
Se o prefeito Marcio Lacerda não pôde inaugurar o Move neste sábado (15), um grupo de manifestantes fez isso, mesmo que de forma simbólica. Em protesto a mais um adiamento do início das operações do novo sistema de transporte público, cerca de 40 manifestantes do movimento Tarifa Zero ocuparam, por 20 minutos, a plataforma construída na avenida Santos Dumont, no Centro da capital. 
A inauguração simbólica do Move aconteceu com músicas de protesto - em ritmos de marchinha, axé, samba e funk -, a abertura de uma cidra e um tapete vermelho. Um funcionário da BHTrans tentou evitar que os manifestantes expusessem uma grande bandeira, mas não conseguiu e convocou policiamento. A Guarda Municipal observou o protesto sem qualquer embate e os manifestantes foram embora assim que chegou a Polícia Militar. 
"Fizemos uma inauguração simbólica e irônica porque a Prefeitura de Belo Horizonte vem adiando há muito tempo o início do Move", afirmou a estudante Ana Caroline Azevedo, de 19 anos. "Protestamos porque não há transparência sobre como serão as tarifas cobradas pelo sistema nem quais serão as linhas de ônibus que serão extintas com o Move. Esperamos ainda o resultado da auditoria pública que foi contratada em novembro do ano passado", completou.
Formado por cerca de 40 jovens, o movimento Tarifa Zero montou o bloco de Carnaval Pula Catraca!, que se concentra na rua Monte Alegre, na Serra, no dia 23 de fevereiro. A marchinha "Pula Catraca", criada pelos ativistas, ficou em segundo lugar no "3º Concurso de Marchinhas Mestre Jonas", realizado na noite de sexta (14), na quadra da Escola de Samba Cidade Jardim.  

Nenhum comentário: