domingo, 9 de fevereiro de 2014

Lançamento do livro de Bruno Cava sobre as manifestações de junho

Fui, ontem, no lançamento do livro de Bruno Cava, aqui em BH, na Livraria Quixote. Avisei, antes, que estava contendo meu ímpeto de queimar todo estoque (o lançamento do nosso livro sobre o mesmo tema será na próxima sexta) o que, parece, acalmou o autor.
Caetano Veloso escreveu no jornal O Globo, no final de junho do ano passado, um belo elogio aos textos de Bruno. Ressaltava a linguagem foucaultiana apaixonada e uma "veraz narração de sua experiência (realmente forte como texto)". Esta resenha-elogio se encontra na quarta capa do livro.
Comecei a ler ontem mesmo (um olho neste livro e outro no "O Homem que Amava os Cachorros", outra indicação do Patrick Arley).
Logo de cara, um bom conceito de Bruno: poder destituinte. Conceito empregado por Giorgio Agamben. É também o nome que se dá ao recall, o poder do cidadão de cassar o mandato de um eleito que macula a intenção do eleitor. Pode destituinte se aplica aos protestos de junho. Tem algo de niilista e foucaultiano, realmente. Ainda hoje termino a leitura e posto algo mais completo aqui no blog.
Soube que há uma outra produção (uma coletânea de professores universitários mineiros) sobre as manifestações juninas. Acho que teremos que reeditar aquela cremação pública de livros do Estado Novo.

Nenhum comentário: